Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

PROVIDENCIAR COM URGÊNCIA !!!

Após a escolha da escola, o aluno deve providenciar o preenchimento do TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO em 3 vias e recolher as assinaturas na escola do estágio (diretor da escola e supervisor do estágio) e entregar ao NUCEM, acompanhada do formulário de REQUERIMENTO devidamente preenchido. O NUCEM devolverá 2 vias carimbadas e assinadas em até 3 dias úteis, onde 1 via fica com o aluno (para anexar ao relatório de estágio) e a outra deve ser entregue na escola do estágio.

Além do Termo de Compromisso, o aluno deverá providenciar:
- Documento ES 01, devidamente preenchido pelo aluno e assinado pelo Prof. Amauri. Entregar na escola do estágio juntamente com o Termo de Compromisso.
- Documento ES 02, devidamente preenchido pelo aluno e recolher assinatura do diretor da escola do estágio. Este documento deverá ser entregue ao Prof. Amauri.
- Documento ES 03, devidamente preenchido e assinado pelo aluno. Este documento deverá ser entregue ao Prof. Amauri juntamente com o documento ES 02.

IMPORTANTE: geralmente, o processo de obtenção de dados e recolhimento de assinaturas não é imediato. Isto é, procurem providenciem o mais rápido possível toda a documentação e acompanhem de perto o andamento da solicitação tanto na escola do estágio quanto no NUCEM. Sem a apresentação destes documentos não há estágio formalizado.

CARGA HORÁRIA

A carga horária total obrigatória para o Estágio Supervisionado 2 é de 160 horas, distribuídas da seguinte forma:
- Carga horária na Unigranrio: 40 horas (presença nas aulas da disciplina de Estágio Supervisionado 2, sexta-feira das 19:00 às 20:20);
- Carga horária nas escolas (Ensino Fundamental): 120 horas.

Importante: a carga horária de 120 horas nas escolas poderá ser cumprida da seguinte forma:

- Em sala de aula (escola do estágio): máximo de 120 horas;

OU
- Em sala de aula (escola do estágio): mínimo de 60 horas; (+)
- Em elaboração de Projetos Pedagógicos (escola do estágio): até 20 horas; (+)
- Em espaços não formais de Ensino da Arte: até 40 horas.
TOTAL = Sala de aula (60h) + Projetos Pedagógicos (20h) + espaçOs não formais de Ensino da Arte (40h) = 120 horas

IMPORTANTE: pra quem exerce a profissão é possível abater 10 horas do total de 120 horas obrigatórias na escola, desde que compravada através de declaração da unidade de ensino em que é professor.

CUIDADO!!! A presença nas aulas do Prof. Amauri faz parte da carga horária total obrigatória de 160 horas para o Estágio Supervisionado 2. Portanto, não falte ! Caso ocorra qualquer problema ou imprevisto procure o Prof. Amauri e justifique sua falta o mais breve possível.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A ESCOLHA DA ESCOLA

A escola do estágio será escolhida pelo próprio aluno. Os contatos iniciais com a escola onde pretende estagiar, a fim de obter permissão para o estágio, ficam sob a responsabilidade do aluno.

FORMULÁRIOS E DOCUMENTOS

Todos os formulários e documentos necessários para a realização do estágio foram disponibilizados no portal da Unigranrio, na pasta materiais de aula do Prof. Amauri. Caso não consigam baixar pelo portal entrem em contato conosco que providenciaremos o envio por e-mail. Também contamos com uma pasta já com os formulários impressos para cópia.

OBJETIVOS DO ESTÁGIO

O Estágio Supervisionado é obrigatório por lei, em todos os cursos de nível superior, visando integrar o/a estudante na profissão, dando-lhe oportunidade de conhecer mais de perto o mercado de trabalho e a realidade onde futuramente irá atuar e, ao mesmo tempo, consolidar e aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades adquiridas durante o curso, conhecimentos imprescindíveis ao adequado desempenho profissional.

BOAS VINDAS !

Nosso Blog está no ar ...

Aqui você encontrará dicas e instruções para realizar o estágio e preparar o “tão temido” relatório.

A cada postagem uma nova informação.

Para tirar dúvidas, basta deixar registrada sua mensagem no espaço reservado para comentários que tentaremos responder o mais breve possível. Porém, somente serão respondidas as mensagens identificadas. Por gentileza, informe seu nome e e-mail ao final da mensagem.

Contamos com a colaboração daqueles alunos que já realizaram o Estágio 1. Fiquem à vontade para postar comentários que possam ajudar a esclarecer dúvidas dos colegas, ou mesmo corrigir algum equívoco cometido pela equipe de apoio.

Sucesso para todos nós !!!

Um grande abraço,
Kátia MSN Silva
Monitora do Prof. Amauri F. Macedo