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segunda-feira, 22 de março de 2010

ENTREGA DO RELATÓRIO

A confecção do relatório do estágio requer tempo.
Então, vamos ficar atentos ao calendário:
• Último dia de prática/Estágio nas escolas: 18/06 (*);
• Data limite para entrega do relatório: 25/06;
• Último dia de aula/Unigranrio: 02/07.

(*) Se faz necessário, entre o último dia da prática do estágio e a entrega do relatório, reservar um tempo mínimo de uma semana para a confecção do relatório.

domingo, 21 de março de 2010

ROTEIRO DO RELATÓRIO

1. APRESENTAÇÃO
Dados gerais sobre as escolas, período da realização da etapa do estágio, carga horária cumprida, etc.

2. CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE
- A comunidade onde está inserida a escola;
- A escola do estágio;
- As relações escola-comunidade

3. O TRABALHO NA DISCIPLINA DE ARTES
- As atividades de observação:
• Análise do Plano de Curso do professor;
• O contexto da sala de aula.

- A ação do professor:
• Em relação aos objetivos;
• Em relação aos métodos e técnicas empregados;
• Em relação ao manejo de classe;
• Em relação às modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação.

- As atividades de co-participação:
• Ajuda ao trabalho do professor;
• Ajuda ao trabalho dos alunos;
• Outras atividades que não se enquadram nos tópicos acima mencionadas.

-Atividades de regência:
• Plano de aula ministrada;
• Síntese da aula ministrada.

ETAPA DE REGÊNCIA

O estagiário assumirá a direção da turma, responsabilizando-se pelo planejamento, execução e avaliação das atividades. O estagiário, de comum acordo com o professor da turma e com assistência do Prof. Amauri, deverá elaborar o plano e dirigir as aulas num tempo mínimo de 2 horas/aula por período de estágio.

Não serão consideradas como atividades de regência, aulas improvisadas dadas para atender a súbita convocação para substituição do professor da turma e cujo planejamento prévio não tiver sido aprovado pelo Prof. Amauri.

ETAPA DE CO-PARTICIPAÇÃO

Na fase de co-participação, o estagiário começará a auxiliar o professor nas tarefas para as quais for solicitado, como por exemplo, orientação e supervisão de grupos de alunos durante a realização de trabalhos práticos, pesquisa, etc; colaborando no planejamento das aulas, elaboração dos exercícios ou instrumentos de avaliação; correção de provas, testes, trabalhos feitos em aula, etc. Não se caracterizam como atividades de co-participação dar “visto” em cadernos ou controlar a execução de tarefas realizadas em casa pelos alunos. A responsabilidade pela execução das atividades escolares, nessa etapa, é devidida entre o estagiário e o professor.

ETAPA DE OBSERVAÇÃO

Na primeira etapa que é de observação o estagiário apenas observará a atuação do professor e dos alunos, de modo a familiarizar-se com o grupo social no qual irá atuar. Nesta etapa a responsabilidade pela execução das atividades é inteiramente assumida pelo professor.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS NA ESCOLA DO ESTÁGIO

Em primeiro lugar, serão realizadas atividades de ordem geral, visando à caracterização da realidade escolar, que se referem ao conhecimento da estrutura e funcionamento da escola e de seu planejamento pedagógico, envolvendo:
- Visita às diversas dependências do prédio escolar e as cercanias da escola;
- Estudo dos documentos – Regimento Escolar, Plano Curricular, Atas de Conselho, etc.;
- Entrevistas com o diretor, supervisor, etc. para identificar a tendência pedagógica, a filosofia e os objetivos de ensino concernentes aos diferentes graus.

As outras atividades referem-se mais especificamente ao conhecimento da prática pedagógica do professor da turma observada envolvendo:
- Análise de plano de curso do professor,
- Entrevista com o professor para identificar a sua linha de trabalho, e
- Observação das aulas ministradas.

ATENÇÃO: todos estes itens deverão estar presentes no relatório final de estágio.