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sexta-feira, 2 de abril de 2010

AGENDA DE ABRIL

02/04 - Feriado
09/04 - Apresentação PCN´s
16/04 - Estudo / Planejamento
23/04 - Feriado
30/04 - Estudo / Planejamento

segunda-feira, 29 de março de 2010

ALGUMAS DICAS

Muitos trabalhos de arte falam de problemas sociais e políticos, de relações humanas, de sonhos, medos e dúvidas, documentam fatos históricos e manifestações culturais. Aproveite essas produções para inseri-las no conteúdo dos temas transversais.

Como evitar o caráter puramente recreativo das aulas de Arte ?
É importante que os alunos compreendam o sentido do fazer artístico. Ou seja, entendam que suas experiências de desenhar, cantar, dançar, filmar, gravar ou dramatizar não são atividades que visam a distraí-los da “seriedade” das outras áreas, mas representam uma produção específica. Sabe-se que, ao fazer e conhecer arte, os estudantes percorrem trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos diversos sobre sua relação com o mundo. Além disso, desenvolvem potencialidades importantes para a vida adulta, tais como percepção, observação, imaginação e sensibilidade. Esses são valores que podem contribuir tanto para a consciência de seu lugar como para a compreensão de conteúdos das demais disciplinas do currículo.

Qual a forma de avaliar o aproveitamento da turma em Arte ?
O professor precisa considerar o histórico de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando a qualidade dos trabalhos em seus diversos registros (sonoros, textuais ou audiovisuais). Guiando-se pelos resultados obtidos, ele pode planejar algumas formas criativas de avaliação: uma roda de leitura de textos dos jovens ou a avaliação de pastas de trabalho, produção de vídeos, dramatizações ou trabalhos tendo por fonte jornais e revistas podem favorecer a compreensão dos conteúdos da disciplina. Será interessante que os estudantes também participem da avaliação de cada colega, inclusive manifestando seus pontos de vista, o que contribuirá para ampliar o processo de aprendizagem de cada um.

ARTES VISUAIS

Nunca as pessoas foram tão bombardeadas por imagens como nestas últimas décadas. É uma explosão de cores, forma e luzes inédita na História. Saber ver e perceber as manifestações visuais, distinguindo sentimentos, idéias e qualidade, faz parte das aulas de Artes Visuais. Além do cultivo das formas tradicionais, como pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, objetos e cerâmica, o século XX acompanhou o nascimento de outras modalidades de expressão visual. Incluem-se nesse rol as artes gráficas, o cinema, a televisão, a computação, o vídeo e a holografia. Elas podem ser combinadas de diferentes modos.

Principais Objetivos (PCN´s):
• Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, imaginação, memória, sensibilidade e reflexão;
• Interagir com diferentes materiais e meios (computador, vídeo, cinema, fotografia);
• Reconhecer e usar diversas técnicas;
• Desenvolver relação de autoconfiança com a própria produção artística;
• Valorizar a diversidade estética e artística;
• Analisar artisticamente elementos da linguagem visual cotidiana (vitrines, roupas, objetos domésticos, meios de comunicação).

Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte

O mais importante é mostrar que todo mundo pode ser artista.

PRODUÇÃO ARTÍSTICA EM QUALQUER LUGAR

Em diversas situações do dia-a-dia, as pessoas estão cercadas por obras de arte. Muitas vezes sem se darem conta disso. Uma volta pela cidade com olhos atentos é suficiente para descobrir onde a arte pode estar “escondida”: a disposição de uma vitrine, os arranjos em um jardim, a música de um violeiro, as apresentações de dança de rua, as fachadas dos edifícios, além, é claro, de museus e galerias. O fenômeno artístico apresenta-se na cultura popular, na erudita e nos meios de comunicação. Quando o aluno entra em contato com manifestações artísticas, pode desenvolver a própria sensibilidade, estimular a imaginação, adquirir e cultivar maior senso artístico e estético. Além disso, suas capacidades são ampliadas ao exercitar diferentes sentidos do corpo – como o tato, a visão e a audição – e ao aprimorar os gestos e a linguagem.

QUATRO ÁREAS DA ARTE

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem quatro grandes áreas no ensino de Arte para o terceiro e quarto ciclos: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. O conteúdo de cada uma delas vai depender do que os alunos já estudaram nos ciclos anteriores, para que haja continuidade no processo de aprendizagem. Vale lembrar que não é necessário esgotar todo um assunto para passar ao seguinte. Eles podem ser trabalhados de forma intercalada no decorrer do ano, de acordo com o planejamento pedagógico.