Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Curso OnLine - Elementos da Arte Visual




A Arte é uma linguagem, e como tal pode ser estudada a partir dos elementos e princípios formais que a estruturam.

Ponto, linha, cor, movimento, ênfase, proporção, ritmo, harmonia, variedade, padrão...

Nesta oficina, a professora Eliana Pougy utiliza-se de uma linguagem simples e belas imagens para promover uma prazerosa sensibilização do olhar. Estão convidados a participar todos aqueles que se interessam por arte.


Estrutura do curso

O curso está dividido em seis módulos:

I - Abertura
II - Elementos da linguagem: Ponto, Linha e Textura
III - Elementos da linguagem: Cor e Valor
IV - Elementos da linguagem: Forma e Figura
V - Elementos da linguagem: Espaço
VI - Princípios da linguagem

Acesse:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/arte/elementos/

Dicas para fazer um Plano de Aula

Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas:
• Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.

Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou – 5)

COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou – 3)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.

METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).

AÇÃO DIDÁTICA – Separada por momentos, descreve de maneira breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3)

Exemplo:
Primeiro Momento
Segundo Momento
Terceiro Momento

HABILIDADES – O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.

AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR – CANTA. (+ ou – 3)

BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.

Fonte: http://popnews.wordpress.com/2007/10/13/dicas-para-se-fazer-um-plano-de-aula/