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segunda-feira, 29 de março de 2010

ALGUMAS DICAS

Muitos trabalhos de arte falam de problemas sociais e políticos, de relações humanas, de sonhos, medos e dúvidas, documentam fatos históricos e manifestações culturais. Aproveite essas produções para inseri-las no conteúdo dos temas transversais.

Como evitar o caráter puramente recreativo das aulas de Arte ?
É importante que os alunos compreendam o sentido do fazer artístico. Ou seja, entendam que suas experiências de desenhar, cantar, dançar, filmar, gravar ou dramatizar não são atividades que visam a distraí-los da “seriedade” das outras áreas, mas representam uma produção específica. Sabe-se que, ao fazer e conhecer arte, os estudantes percorrem trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos diversos sobre sua relação com o mundo. Além disso, desenvolvem potencialidades importantes para a vida adulta, tais como percepção, observação, imaginação e sensibilidade. Esses são valores que podem contribuir tanto para a consciência de seu lugar como para a compreensão de conteúdos das demais disciplinas do currículo.

Qual a forma de avaliar o aproveitamento da turma em Arte ?
O professor precisa considerar o histórico de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando a qualidade dos trabalhos em seus diversos registros (sonoros, textuais ou audiovisuais). Guiando-se pelos resultados obtidos, ele pode planejar algumas formas criativas de avaliação: uma roda de leitura de textos dos jovens ou a avaliação de pastas de trabalho, produção de vídeos, dramatizações ou trabalhos tendo por fonte jornais e revistas podem favorecer a compreensão dos conteúdos da disciplina. Será interessante que os estudantes também participem da avaliação de cada colega, inclusive manifestando seus pontos de vista, o que contribuirá para ampliar o processo de aprendizagem de cada um.

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