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segunda-feira, 29 de março de 2010

Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte

O mais importante é mostrar que todo mundo pode ser artista.

PRODUÇÃO ARTÍSTICA EM QUALQUER LUGAR

Em diversas situações do dia-a-dia, as pessoas estão cercadas por obras de arte. Muitas vezes sem se darem conta disso. Uma volta pela cidade com olhos atentos é suficiente para descobrir onde a arte pode estar “escondida”: a disposição de uma vitrine, os arranjos em um jardim, a música de um violeiro, as apresentações de dança de rua, as fachadas dos edifícios, além, é claro, de museus e galerias. O fenômeno artístico apresenta-se na cultura popular, na erudita e nos meios de comunicação. Quando o aluno entra em contato com manifestações artísticas, pode desenvolver a própria sensibilidade, estimular a imaginação, adquirir e cultivar maior senso artístico e estético. Além disso, suas capacidades são ampliadas ao exercitar diferentes sentidos do corpo – como o tato, a visão e a audição – e ao aprimorar os gestos e a linguagem.

QUATRO ÁREAS DA ARTE

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem quatro grandes áreas no ensino de Arte para o terceiro e quarto ciclos: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. O conteúdo de cada uma delas vai depender do que os alunos já estudaram nos ciclos anteriores, para que haja continuidade no processo de aprendizagem. Vale lembrar que não é necessário esgotar todo um assunto para passar ao seguinte. Eles podem ser trabalhados de forma intercalada no decorrer do ano, de acordo com o planejamento pedagógico.

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